27.11.07

Citações Variadas XXXI

Na Europa o liberalismo teológico sufocou a fé reformada. Na América do norte, o capitalismo pós-moderno, com suas mudanças sócio-econômicas e; ao que parece, na América do Sul, como escorpião que ferroa a si mesmo face à morte, parece que o evangelicalismo se auto-destrói.
Abner Carneiro



Adornar com o nome de fé a ignorância temperada com humildade é o cúmulo do absurdo. Ora, a fé jaz no conhecimento de Deus e de Cristo (João 17.3), não na reverência a igreja.
Calvino



Você conhece os Dez Mandamentos? Consegue nesse momento fechar os olhos e repeti-lo mentalmente?
Raniere Maciel Menezes



Uma das armadilhas mais sutis para os reformados: Eles prezam a doutrina e entendem ser ela fundamental para a vida cristã, no entanto, nessa justíssima ênfase e compreensão, podem se esquecer da importância vital da piedade.
Hermisten Maia



A teologia ou é bíblica ou não é teologia.
O. Michel



Atualmente desejamos cada vez mais ouvir a nós mesmos, enquanto a Bíblia nos convida a ouvir a palavra pura.
O. Michel



O grande perigo é tornar a teologia um tema abstrato, teórico, acadêmico. Ela jamais poderá ser isso, porque é conhecimento de Deus.
Geerhardus Vos



Precisamos do pensamento cru calvinista, nada adocicado; nada de ruído suave.
Raniere Maciel Menezes (adaptado)



Será que a verdade está perdida, para sempre, nos ‘jogos de palavras’ como afirmou Wittgenstein?
Raniere Maciel Menezes



[Sobre o relativismo epistemológico]:
O homem que lhe diz que a verdade não existe está lhe pedindo que não acredite nele. Logo, não acredite.
Roger Scruton



Nosso ambiente atual é de incredulidade pós-moderna. Hoje, a verdade não está mais na moda. Os diversos meios de enganar, mentir, distorcer e desvirtuar não são mais necessidades esporádicas e culpáveis, mas tornaram-se parte essencial, permanente e estrutural das nossas formas de vida – conduzindo-nos a desprezar a verdade, como apenas aquele nome que damos para nossas opiniões.
Felipe Fernandez-Armesto



Há uma indiferença; um desprezo pela busca da verdade. De um lado céticos e niilistas; de outro lado, as mentes fechadas e a suspensão de todas as faculdades racionais requeridas pelos inúmeros fundamentalistas religiosos. Cultos malucos prosperam, seitas manipuladoras progridem... as pessoas se refugiam na confusão, o pluralismo torna-se pastiche; e a lógica parece ter se tornado tão trivial quanto as perguntas e respostas daqueles shows televisivos.
Felipe Fernandez-Armesto




Quem quer que hoje, sob pretexto de religião, abomina as boas letras, é mais feroz do que um urso e mais ímpio do que jamais foram os epicureus turcos.
Melanchton



[Para os reformados desavisados]:
Sob a influência de Beza, a lógica silogística de Aristóteles veio a ser um componente essencial no currículo da Academia de Genebra.
Hermisten Maia



A Inquisição é, como se sabe, uma invenção admirável e absolutamente cristã destinada a tornar o papa e os monges mais poderosos e a tornar todo um reino hipócrita.
Voltaire



A idade da Reforma se destacou por sua produtividade de credos. Faremos bem se não menosprezarmos o ganho que resulta para nós destas criações do espírito do século XVI. Cometeremos grave equivoco se, seguindo uma tendência prevalecente [isto em 1897], nos permitirmos crer que são curiosidades arqueológicas. Esses credos não são produtos ressecados como o pó, senão que surgiram de uma fé viva, e encerram verdades que nenhuma igreja pode abandonar sem certo detrimento de sua própria vida.
James Orr



A mente é onde a batalha é travada. Mesmo após você se tornar um cristão, o diabo continuará a atacar a sua mente com mentiras, e a tentar minar sua fé em Cristo.
Vincent Cheung



Muitos cristãos professos crêem na mentira de que o espiritual é irracional e que o intelectual é não-espiritual –– que espiritualidade e racionalidade são mutuamente exclusivos. Mas, visto que armas poderosas em Deus nos foram dadas para “destruir argumentos” e para “levarmos cativo todo pensamento”, você não se tornará mais espiritual ignorando a natureza intelectual essencial da fé bíblica e da vida.
Vincent Cheung



Programas, caridade, música, e nem mesmo oração, não são, no final das coisas, os meios decisivos pelos quais conquistaremos o território do inimigo. Antes, é pela publicação do conteúdo intelectual do evangelho –– tais como deidade, nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo e suas implicações –– que destruiremos as fortalezas que têm sido construídas na mente dos incrédulos.
Vincent Cheung



Cada cristão deve se afundar no estudo da teologia e apologética.
Vincent Cheung



O evangelho é deveras boas novas aos eleitos de Deus, e traz o crente a um lugar de paz com Deus e com o Seu povo.
Vincent Cheung