10.11.08

Hulligans da Fé


Briga de monges neste dia 09/11/2008 gera caos na Basílica do Sepulcro chamado Santo. Armênios e gregos trocaram socos e chutes; polícia teve que intervir.

Uma grande briga causou tumulto em um dos locais mais "sagrados" de Jerusalém, a chamada Basílica do Santo Sepulcro, local onde, segundo alguns, Jesus Cristo foi crucificado e sepultado.

A polícia israelense teve que intervir para separar monges da Igreja Ortodoxa Grega e monges armênios que trocavam socos e atiravam objetos uns nos outros.

Fiéis que estavam na basílica também trocaram chutes e socos. Dois monges de cada lado foram detidos segundo a polícia.

O problema ocorreu quando os monges armênios se preparavam para celebrar o Festival, da Cruz, que ocorre anualmente e comemora a descoberta da cruz que teria sido usada para crucificar Jesus.

Os gregos afirmam que os armênios não reconhecem seus direitos dentro do local sagrado. Já os armênios afirmam que os gregos desrespeitaram uma de suas cerimônias tradicionais.

Um clérigo armênio afirmou que os gregos tentaram colocar um de seus monges dentro da Edícula, uma estrutura antiga que estaria a tumba de Jesus.

"O que está acontecendo aqui é uma violação do estado das coisas. Os gregos tentaram muitas vezes colocar um monge dentro da tumba, mas eles não têm o direito de fazer isso quando os armênios estão celebrando o festival", afirmou.

Os peregrinos que estavam na basílica viram os monges, com suas vestimentas tradicionais, brigando e derrubando objetos de decoração da igreja e tapeçarias antigas.

COMO É LINDO VIVER EM UNIÃO! RAÇA DE IDÓLATRAS!

Fontes:
1. Estadão

2. Yahoo notícias
3. BBC