25.3.09

Mahmoud Ahmadinejad

Irã considera pena de morte a autores de blogs 'ofensivos'

Objetivo é expandir punição aplicada a quem comete estupro e adultério.
Cerca de 20 milhões acessam web no Irã, onde presidente tem blog.

Um vídeo da rede de notícias Al-Jazeera afirma que o Irã considera punir com pena de morte os responsáveis por blogs com conteúdo ofensivo.

As leis do país autorizam a morte de homens, mulheres e crianças que assassinam outras pessoas e minam a estabilidade e autoridade do Estado -- aberta à interpretação, esta segunda alternativa já puniu pessoas que cometeram estupro, adultério, tiveram relação com droga e comportamento homossexual. De acordo com a Al-Jazeera, o Irã quer expandir a pena para blogueiros.

Em julho do ano passado, o parlamento iraniano aprovou um projeto de lei que considera crime a publicação em blogs e sites de informações que encorajam a corrupção e prostituição, por exemplo. Agora, um conselho formado por 12 pessoas deve decidir se essa proposta será realmente implementada.

Ainda de acordo com a rede de TV, essa lei pode ter conseqüencia séria em um país com cerca de 20 milhões de usuários de internet, onde muitos têm blogs dos mais variados assuntos. Até Mahmoud Ahmadinejad, presidente do país, tem um blog. Segundo a Al-Jazeera, o governo acredita que a ameaça de morte aos blogueiros pode ser a única forma de controlar o fenômeno dos diários virtuais.

As autoridades iranianas bloquearam 5 milhões de sites em 2008.

Fonte: G1

Fico me perguntando, como seria na prática uma teocracia bíblica?