10.7.09

Calvino e o Google (e Tesla!)


O Google, o serviço de busca mais usado no planeta, sempre faz com a sua marca alguma referência comemorativa. Hoje, dia 10 de julho, fez uma homenagem a Nikola Tesla. Quem? Nunca tinha ouvido falar! Devo ter faltado na aula de física.

Tesla foi engenheiro eletricista, físico e inventor naturalizado americano no século 19. Foi o inventor da bobina de Tesla. Foi responsável, também, pela invenção dos circuitos trifásicos, utilizados na distribuição de energia elétrica. A unidade de medida de densidade de fluxo magnético do sistema MKS foi denominada Tesla, em 1956, em sua homenagem.

Nikola Tesla foi o verdadeiro inventor do rádio em detrimento de Guglielmo Marconi que se utilizou de uma invenção patenteada por Tesla em 1879 para enviar um sinal de rádio através do canal da Mancha em 1899. Tesla teve uma vida de desgosto e tribulações, teve seus trabalhos plagiados por Thomas Edison, o qual foi seu empregador, entre eles a melhora dos primitivos dínamos de Edison. Tesla inventou o motor a indução, assim como o sistema de energia alternada e é ainda o verdadeiro "pai do rádio".

Tesla, de fato, é uma boa referência agora que conhecemos, mas passar em branco os 500 anos de Calvino é um sinal que o protestantismo americano se dissipou como os raios de Tesla.

Não há dúvidas que o Google é uma poderosa companhia de tecnologia da informação e que poderia tranquilamente e sem culpa divulgar os 500 anos de João Calvino, que nasceu dia 10 de julho. Infelizmente o mundo não reconhece como deveria a obra, o pensamento e a influência de Calvino. Isto, de certo modo, reflete a fraqueza da influência protestante dos EUA e Europa.

O Google fica devendo esta homenagem!:(