11.7.09

Evangélicos, adventistas e o MEC


Havia um tempo (menos de 100 anos) em que os evangélicos guardavam o domingo e muitos eram disciplinados por abrir comércio neste dia. Para muitos, isto hoje, é recebido com espanto. Em tempos de shoppings, cinemas, restaurantes, parques de diversão e futebol parece impossível que alguém seja evangélico e guarde o domingo. Absurdo não para os adventistas! Estes conseguem até mudar as leis de um país a favor da guarda de um dia de descanso.

Exemplo recente disso é que o ENEM (o exame nacional) foi parar na justiça por causa do sábado dos adventistas. A data do exame do ENEM caiu num sábado e por prejudicar os jovens estudantes adventistas tem que ser modificado por força de lei. São chamados de “candidatos sabáticos” e conquistaram o direito de realizar provas em horário diferente dos demais candidatos, vão esperar o pôr do sol para começar o exame. Apesar do legalismo adventista eles conseguem moralizar sua religião muito mais que a massa evangélica de 30 milhões que jogou o Domingo no lixo.


Antes que alguém venha defender o adventismo como igreja, é bom que se diga que é ele considerado uma seita herética por muitos evangélicos.


A guarda de um dia santo e de descanso não era para ser algo estranho aos protestantes, mas o problema é que os evangélicos estão cada vez mais se distanciando do protestantismo. Hoje, heresia é guardar o domingo. Adventista pode até ser considerado irmão, mas guardar o domingo é uma grande heresia. Mas nem sempre foi assim!

O protestantismo histórico e centenário sempre entendeu desta maneira o domingo: Há um só Deus que é soberano sobre todas as coisas e deve ser temido e louvado. E que o modo de adorar este Deus é revelado por Ele mesmo nas Escrituras e não deve ser adorado segundo a imaginação humana. Deve-se separar um tempo especial à adoração a Deus e este tempo é estipulado por sua Palavra como um dia em sete para ser um sábado [descanso] santificado por Ele.

As Confissões de Fé históricas são unânimes em dizer: desde o princípio do mundo, até a ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana; e desde a ressurreição de Cristo foi mudado para o primeiro dia da semana, dia que na Escritura é chamado Domingo, ou dia do Senhor, e que há de continuar até ao fim do mundo como o sábado cristão. -- Ex. 20:8-11; Gn. 2:3; I Cor. 16:1-2; At. 20:7; Ap.1:10; Mt. 5: 17-18. – Este descanso é santificado ao Senhor, um dia no qual as ocupações rotineiras entram em pausa para uma motivação nobre e necessária.


Milhões de evangélicos não guardam mais o domingo, apesar de serem cristãos domingueiros. Guardar o domingo, hoje, para a maioria, é uma “heresia sabatista”. Na verdade, a maioria dos evangélicos não guarda nenhum dia em especial, mesmo que visite a igreja no domingo. Os adventistas, apesar da não compreensão do Domingo, envergonham os evangélicos.

Que Deus restaure seu Dia entre o seu povo e que os evangélicos resgatem a força e a influência do protestantismo histórico.


Algumas frases sobre o Dia do Senhor:



Cuide para que o dia do Senhor seja usado em santa preparação para a eternidade.
Richard Baxter




Profanar o dia do Senhor é uma prova tão grande de um coração profano como qualquer uma que possa ser encontrada em todo o Livro de Deus.
Thomas Brooks




Faze do dia do Senhor o mercado para tua alma.
John Bunyan




O domingo é uma instituição divina, e não há dinheiro que a pague.
Winston Churchill




Onde os domingos são negligenciados, toda a religião decai sensivelmente.
Matthew Henry




A essência do dia de descanso não pode ser alterada sem que se altere a natureza do homem.
A. Hodge




O domingo é o elo de ouro que fecha a corrente da semana.
J. C. MacAuley




O assassino que é arrastado à força e o homem bem-educado que desrespeita o dia do Senhor são iguais aos olhos de Deus.
Robert Murray M'Cheine




Mostre-me uma nação que abandonou o dia do Senhor e eu lhe mostrarei uma nação que se apropriou da semente da decadência.
D. L. Moody




O homem foi feito para adorar todos os dias, mas o trabalho é eliminado no dia do Senhor para mostrar sua perspectiva no plano de Deus.
Clyde Narramore




Um dia de descanso semanal aprisiona a nossa natureza selvagem.
Christopher Nesse




Penso que o bom senso, a razão e a consciência combinam-se para mostrar que, se não conseguirmos reservar para Deus um dia por semana, não poderemos viver como pessoas que certamente irão morrer um dia.
J. C. Ryle




O dia do juízo será provavelmente um dia terrível para aqueles que desprezam o dia do Senhor.
George Swinnock




Se alguém quiser matar o cristianismo, precisa abolir o domingo.
Voltaire




Aquele que quer preparar-se para o céu precisa honrar o dia de descanso aqui na terra.
Daniel Wilson