14.7.10

Grande Comissão, mentalidade espectadora e individualismo

Quando os cristãos pensam sobre suas responsabilidades para com a Grande Comissão enquanto indivíduos, por um lado devem ficar insatisfeitos com uma mentalidade espectadora, mas, por outro, é da mesma forma importante que rejeitem um individualismo extremado, como se um cristão não estivesse cumprindo seus deveres, a menos que esteja fazendo cada coisinha que é dever da Igreja como um todo fazer.

Você sabe o que quero dizer por mentalidade espectadora. Pastores frequentemente advertem seu povo sobre isso. É a atitude de que a obra do evangelho é quase exclusivamente levada a cabo pelos ministros profissionais, enquanto o resto dos crentes apenas senta e assiste. Os melhores espectadores cristãos podem ser muito generosos com o dinheiro deles, de forma que, embora não estejam fazendo nada, pelo menos os ministros deles podem continuar a obra. Porém, isso não basta. Cristo chama todos a ativa e zelosamente labutar por seu Reino. Além de serem generosos com o seu dinheiro, os crentes devem ser igualmente generosos com o seu tempo, sua força e seus outros recursos e dedicar essas coisas para a obra do evangelho sob a direção dos líderes de sua Igreja.

A mentalidade de espectador é excessivamente comum, mas pelo menos há pessoas que pregam contra ela e que com veemência advertem os crentes a se tornarem mais ativos em ajudar suas Igrejas, bem como a se tornarem testemunhas mais ativas de Cristo em suas vidas diárias, não importando em qual situação se encontrem. Por outro lado, o problema do individualismo extremo é menos óbvio e é até mesmo incentivado e elogiado por alguns pregadores bem intencionados, os quais, não obstante, não conseguem perceber que a Grande Comissão deve ser realizada pela Igreja em sua totalidade, e não por indivíduos de uma maneira independente uns dos outros.


Citações de Vincent Cheung extraída de sua obra O Ministério da Palavra. Lançamento da Editora Monergismo.