27.10.10

Reflexões missiológicas para o século XXI


Na mesa redonda da Conferência Fiel 26, ao vivo pela Internet, um comentário de Joel Beeke me chamou a atenção. Foi perguntado a ele o que achava da declaração de uma revista americana (Time) em colocar o Calvinismo como umas das mais fortes influências do Ocidente hoje.


Dentro da sua resposta, entre outros fatores apontados, Beeke considera que o crescimento da Fé Reformada no final do século XX deveu-se ao grande volume de publicações e encontros de divulgações que antecederam a comemoração dos 500 anos de Calvino. A força inerente do Calvinismo está em ser bíblico e ser racional, e claro, Deus tem levantado seus pregadores bem preparados para essa divulgação e promoção da Fé Reformada.


Ele ainda citou [ou foi citado na mesa] que muitos estão cansados do cristianismo fácil, e essa insatisfação é crescente.


Disse que na Holanda haverá um grande projeto (escala mundial) em 2017 (500 anos da Reforma Protestante) para divulgar a Fé Reformada. Com certeza há uma grande possibilidade de maiores divulgações e publicações. Consequentemente espera-se que as Doutrinas da Graça se expandam como nunca.


Ele não citou, mas posso imaginar que daqui pra lá teremos um grande salto na informação e comunicação global, e tudo que fazemos em âmbito local ganhará maior força e uma proporção global.


Que os amantes das Doutrinas da Graça pensem nisso e de algum modo se preparem desde já para os 500 anos da Reforma Protestante. Comecemos a orar por uma ação especial de Deus, o Senhor da História.


FAÇA ALGO CORAJOSO POR AMOR A DEUS, como disse Zuinglio.