2.11.10

Evento Tempo Oportuno de Reforma

clique na imagem para ampliar

Aconteceu entre os dias 28 a 31 de outubro um evento reformado na região do Vale do Rio São Francisco (reunindo pessoas de Juazeiro-BA e Petrolina-PE) que marca presença há 10 edições. Este ano o evento Tempo Oportuno de Reforma foi realizado na Igreja Batista Graça e Paz, presidida pelo Pr. Romildon Andrade que corajosamente tem caminhado nas antigas doutrinas da graça. O evento teve apoio e presença de presbiterianos, congregacionais, batistas reformados e assembleianos.


A convite de irmãos presbiterianos (Pr. Davi Buriti e Pb. João Libório) recebi a nobre missão de realizar as palestras do evento, tendo como tema Adoração. Nos sub-temas foram tratados: Sola Scriptura, adoração aceitável a Deus, elementos e ordem de culto. Em outras palavras, teologia do culto, princípios gerais e prática.


Na ocasião ofereci gratuitamente arquivos de mais de 70 textos teológicos sobre adoração em CD e sugeri que os irmãos mais comprometidos com a fé reformada criassem uma comissão de estudo permanente para tratar posterior e regularmente sobre os aspectos litúrgicos das igrejas.


Foram desenvolvidas três mensagens sobre o culto cristão tendo por base as diretrizes de pesquisas teológicas da primeira parte do excelente livro Culto Cristão escrito dentro de uma perspectiva reformada em 1965 por J. Von Allmen, teólogo e professor na Suiça. Tendo-se o cuidado para filtrar algumas posições pessoais do autor e alinhando ao Diretório de culto de Westminster.


Títulos das três mensagens (estarão em breve disponíveis em MP3 na Internet):
QUAL É A BASE PARA UM CULTO ACEITÁVEL?
O CULTO COMO CENTRO DA VIDA COMUNITÁRIA
O CULTO COMO PROMESSA PARA O MUNDO




A receptividade dos irmãos foi muito boa e tivemos momentos edificantes para glória do Senhor e crescimento da Igreja. A fé reformada ou de herança reformada tem contagiado muitos irmãos do Sertão nordestino. É interessante ver de perto o interesse vívido de muitos irmãos pelo antigo Evangelho da graça. Queira Deus que dê frutos verdadeiros essa busca por orientação reformada.


Muito obrigado a todos que participaram! Foi muito bom fazer novos amigos e conhecer de perto muitos irmãos!




Para a glória do nosso Deus e Rei Jesus Cristo!