6.11.10

O USO DE IMAGENS DE CRISTO







Somente o critério bíblico-teológico responderá de modo satisfatório e cabal e é nele que devemos recorrer para verificar os limites.


As IMAGENS DE CRISTO são limitadas pelo segundo mandamento, Ex 20.4:


4 Não farás para ti imagem...


5 Não as adorarás, nem lhes darás culto...


O limite imposto é o limite da própria revelação!


A proibição do segundo mandamento não é simplesmente não permitir criar ídolos, mas proibir que se IMAGINE como é o único Deus verdadeiro, invisível e eterno. Sendo Cristo, DEUS e não uma criatura e não havendo NENHUM RELATO de sua fisionomia nas Escrituras, criar imagens falsas dAquele que é a VERDADE é uma quebra gravíssima de Sua Lei.


Esse mandamento proíbe que nós venhamos substituir a Revelação verbal e escrita de Deus pela imaginação humana.


Isto está em pleno acordo com o capitulo 21 da Confissão de Fé de Westminster, seção 1:


I. A luz da natureza mostra que há um Deus que tem domínio e soberania sobre tudo, que é bom e faz bem a todos, e que, portanto, deve ser temido, amado, louvado, invocado, crido e servido de todo o coração, de toda a alma e de toda a força; mas o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo e tão limitado pela sua vontade revelada, que não deve ser adorado segundo as IMAGINAÇÕES e invenções dos homens ou sugestões de Satanás nem sob qualquer representação visível ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras. Rom. 1:20; Sal. 119:68, e 31:33; At. 14:17; Deut. 12:32; Mat. I5:9, e 4:9, 10; João 4:3, 24; Exo. 20:4-6.


Deus se revela pelas Escrituras e não por imagens elaboradas pela mente humana. Deus se revela em Cristo através das Escrituras e não por meio de esculturas. Jesus Cristo é Verbo revelado e não concreto armado falsificado!


Deus se revela em Jesus Cristo. 2Co 4.4; Cl 1.15:


2Co 4.4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.


Cl 1.15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.




Fonte das imagens: Terra
Instalação de Jesus gigante chega à fase final na Polônia