9.1.11

Ser pessimista ou otimista?


Em 1946 havia uma propaganda de jornal curiosa:


“O pessimista é uma criatura indesejável no lar, na sociedade e nos centros de trabalho, porque as suas opiniões são sempre negativas. Vê tudo negro! Entretanto, o pessimista não tem culpa de ser assim… São os nervos esgotados os verdadeiros responsáveis pelo seu estado. Vigonal é o reconstituinte indicado. Vigonal nutre as células do cérebro, enriquece o sangue, recalcifica os ossos, promove a perfeita assimilação dos alimentos. Faz aumentar vários quilos em poucas semanas. Inicie imediatamente o uso de Vigonal e seja otimista, para ser bem-vindo em toda a parte”.


4 de junho de 1946


***


Teologicamente há razões para não ser pessimista?


É nossa doutrina de Deus que determina nossa visão das últimas coisas. Alguns com crenças bem negativas sobre o final dos tempos são bem otimistas. Isso pode ser verdade porque é uma grande fé em Deus que torna alguém otimista. A despeito dos cenários sombrios do fim dos tempos, muitos ainda têm grande confiança por causa de sua fé em Deus.


O que cremos não deve ser baseado no que vemos; essa é a falácia do racionalismo. Se você é um racionalista, sua mente pode levá-lo a quase todo lugar e convencê-lo de sua sabedoria nisto. O que cremos sobre o fim dos tempos deve ser baseado sobre em Quem cremos; devemos ver a grande figura. A história está nas mãos de Deus. Ela tem um princípio e um fim. Deus estava, está e sempre estará no trono. Portanto, podemos estar confiantes que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Sabemos que a nossa vitória sobre o pecado e a morte está assegurada por causa da expiação de Cristo há dois mil anos. Por que não ser otimista, quando “as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Rm. 8:18)?


Assim, por que os cristãos tendem a ser tão pessimistas? Eles tendem a ver somente o que enxergam com os olhos. Isso é racionalismo, mas a Escritura nos diz para vermos as coisas em termos do que cremos. A Escritura chama isso de andar pela fé. Servimos a um Deus poderoso. Quão poderosa é a nossa fé nele?


Quando vemos somente com os nossos olhos (como os bons racionalistas fazem), colocamos o foco em nós mesmos e no mundo. Vemos todo o pecado, mal e rebelião. Vemos tanto que podemos começar a pensar nisso como normativo. Mesmo aqueles com boa teologia podem se focar tanto sobre o mal, que colocam mentalmente o reino de Deus numa área remota, que é inconsistente com sua confissão. Os otimistas teóricos e teológicos são também freqüentemente pessimistas na prática.


PARA LER +MAIS