31.3.11

A IURD é Seita! - Igreja Universal do Reino de Deus



A IURD pratica a simonia [1], defende o aborto, crê em possessão demoníaca em crentes, pratica a exploração financeira dos seguidores, pratica animismo [2] (que eles chamam de ponto de contato com a fé), são sincretistas com o baixo espiritismo, fazem “teatro” com demônios, invocam demônios, pregam a maldição hereditária, o templo de Salomão é uma aberração teológica, o MP acusa de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A Igreja Universal do Reino de Deus deveria se chamar SEITA UNIVERSAL DO REINO DE dEUS - SURD.




Quais são as marcas de uma Igreja verdadeira?: Pregação fiel da Palavra, ministração correta do batismo e Ceia e Disciplina bíblica.




Pelo que sei a IURD batiza qualquer um que queira (sem exame), não há catecúmenos em suas fileiras.




Pelo que sei a IURD não prega a Palavra de Deus, mas faz uso das Escrituras para apoiar suas doutrinas sem o menor respeito pela boa interpretação.




Análise interessante:




A Teologia é centrada em dois eixos: a troca entre oferta e bênção e os descarregos das entidades espirituais negativas, e só. [...] minha conclusão serena é que a Igreja Universal do Reino de Deus não é uma Igreja protestante ou evangélica, por não ter nenhuma relação teológica, confessional ou ética com qualquer das expressões da Reforma, mas se constitui em uma seita para-protestante (muito menos protestante do que a Congregação Cristã no Brasil), porém não uma seita para-cristã como as Testemunhas de Jeová, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, os Mórmons ou a Ciência Cristã.
[...]
Não é uma igreja pentecostal, e não deve ser chamada de neo-pentecostal, porque além dos pentecostais serem protestantes, não há qualquer semelhança entre os dois grupos, antes posições até antagônicas. Daí o uso da expressão pós-pentecostalismo ( Paulo Siepierski), iso-pentecostalismo (sociólogos argentinos) e pseudo-pentecostalismo (Washington Franco).
Dom Robinson Cavalcanti - Igreja Anglicana.




Veja também:




RELATÓRIO (1997) DA COMISÃO PERMANENTE DE DOUTRINA DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL SOBRE A IURD: http://pt.scribd.com/doc/6743423/Igreja-Universal-Do-Reino-de-Deus-Sua-Teologia-e




RELATÓRIO DE 2007: http://www.executivaipb.com.br/arquivos/IURD-2007.pdf




Em 2010 a IPB mudou sua opinião e teve uma postura mais firme: O Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) classificou em assembléia as Igrejas Universal do Reino de Deus e Mundial do Poder de Deus como seitas. A reunião ordinária contou com a presença de 1,1 mil deputados, representando 292 presbitérios. --http://www.executivaipb.com.br/Atas_CE_SC/SC/SC%202010/doc31_244.pdf




RESOLUÇÃO XIX – Quanto ao documento 244: O SC/IPB-2010
RESOLVE: 1) com base no Relatório da Comissão Especial (CE-2007),
determinada pela Resolução SC/IPB-2006-006, enquadrar a Igreja
Universal do Reino de Deus (IURD) como seita; 2) com base na resolu-
ção do SC/IPB-2006-006, que reafirma a posição do SC/IPB-1998-117 e no relatório especial CE-2007, determinar que os membros oriundos da IURD deverão ser aceitos mediante batismo e profissão de fé.




[1] Simonia
sf (baixo-lat simonia, de Simone, np+ia1) 1 Ato de comprar ou vender bens espirituais, coisas que deles dependem ou que estão a eles ligadas; por alusão ao personagem bíblico Simão, o Mago, que quis comprar aos apóstolos o dom do milagre. 2 Equiparação de bem espiritual a valores materiais. 3 Negócio com objetos sagrados. 4 Tráfico de bens espirituais. 5 Obtenção ou cessão de benefício ou prebendas eclesiásticas por meio de peita, suborno ou munificência.




[2] Animismo
sm (lat anima+ismo) 1 Doutrina dos que consideram a alma como princípio ou causa de todos os fenômenos vitais (normais ou patológicos). 2 Idéia que consiste em dar alma a coisas inanimadas: Animismo infantil. 3 Crença dos povos que supunham existirem espíritos em todos os seres da Natureza.




http://michaelis.uol.com.br/