17.5.14

IGREJA EM FILADÉLFIA: Lealdade inabalável a Cristo


Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Apocalipse 3:8

Estas santas palavras foram dirigidas a Igreja de Filadélfia.  Era uma cidade na província romana na Ásia, no oeste que hoje é a Turquia. E a Palavra diz: "Conheço as tua obras". Quais obras? Tendo pouca força guardou a Palavra e não negou o nome de Cristo. Filadélfia não era o que o mundo chamaria de Igreja importante e influente. Provavelmente as melhores famílias da cidade não eram membros. Nesse sentido ela era fraca, sem poder ou com um pequeno poder.

É como Paulo descreveu Coríntios em 1Co 1.26-27: Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.

As primeiras igrejas eram intensamente perseguidas e muitas vezes levadas aos magistrados civis e acusadas de não praticarem uma religião lícita, o cristianismo primitivo já foi uma religião sem licença, e Filadélfia era uma. Muitos eram obrigados e renunciar Cristo, mas a Igreja de Filadélfia se recusou a negar o nome do Senhor. Eles foram firmes e constantes como devemos ser hoje.

Qual a mensagem dessa Igreja para nós hoje?: Certamente que, aconteça o que acontecer não corrompa a Palavra e não negue a Cristo, nem com palavras nem atos nem omissão.