14.9.14

A SOBERANA PROVIDÊNCIA DIVINA EM PRESERVAR A VERDADE ATRAVÉS DOS CREDOS E CONFISSÕES


A SOBERANA PROVIDÊNCIA DIVINA EM PRESERVAR A VERDADE ATRAVÉS DOS CREDOS E CONFISSÕES

E [Cristo] ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. (Efésios 4:11)

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. (Efésios 2:20-21)

O próprio Deus deu a Igreja mestres, -- "ele mesmo deu" (Ef 4.1) -- não qualquer mestre, mas mestres fundamentados nas doutrinas apostólicas. E toda Igreja só pode ser edificada neste fundamento! É Deus quem guia a Igreja a toda verdade, apesar do caos, crises, conflitos e heresias que cercam a verdade em todas as épocas da história.

A organização da Igreja não é um mero arranjo humano, os dons são distribuídos por Deus. O primeiro presente que Deus deu a Igreja foram os apóstolos. Os apóstolos possuíam comissão direta de Cristo. Ele possuíam dons especiais, era necessário que tivessem visto o Senhor e sua "paróquia" era o mundo. Foram um presente maravilhoso de Cristo a Igreja e ao mundo. Assim como os profetas, indispensáveis como guia para a Igreja. Do mesmo modo os evangelistas, pastores e mestres. Comunicadores da vontade de Deus, das boas novas e edificadores da Igreja.

A soberana providência de Deus em preservar a verdade, além de ter dado (ele mesmo!) ofícios à igreja, também deu uma língua de altíssimo nível para preservar esta verdade, a língua grega antiga. De modo semelhante, assim como Deus preservou o Cânon do Antigo Testamento através dos judeus com a língua hebraica, fez também com o Novo Testamento, através dos gregos. A providência divina maravilhosa é que levanta seus guardiões!



Até aqui vale uma reflexão e aplicação, quando os Católicos Romanos acusam os Protestantes de alterarem as heranças canônicas, seja do Antigo Testamento ou até mesmo sobre o que é válido como doutrina pós-apostólica, primeiro terão que se resolver com os pioneiros "guardiões" judeus e com a Igreja Ortodoxa, esta igualmente ao protestantismo, não aceita mais do que sete concílios ecumênicos. Isso demonstra a força de preservação da verdade de Deus e por Deus, em sua Providência.




Outro fator de demonstração clara da providência divina em preservar a verdade é o uso que Deus faz de todo poder governamental terreno. Praticamente todo os credos e confissões de fé obtiveram o favorecimento do Estado. O contrário que muita gente pensa e até despreza, Deus usou o Estado para favorecer a Igreja. De Nicéia (325 DC) a Westminter (1647 DC), apenas para favorecer a compreensão, o Estado favoreceu, investiu, dedicou, apoiou e aprovou muitos documentos importantes da Igreja e para a Igreja! Isto é fato! Se temos tesouros doutrinários em mãos hoje, devemos a providência divina em levantar governantes inclinados a proteger a Igreja!

Voltando aos mestres que Deus deu a Igreja. A Fé histórica e universal, resumida em Credos e Confissões foram geradas por grandes crises doutrinárias e acusações. Cada geração sofreu ataques de heresias diversas, e a providência através dos mestres conduzidos pelo Espírito Santo, os levantou para livrar a Igreja de heresias e fortalecer os crentes de sua geração e gerações posteriores. Além de resolver conflitos urgentes e locais, o resultado da defesa da fé deixou grande herança para toda cristandade. Cada geração tem seus conflitos e crises para resolver, mas sempre deve lembrar que trabalhamos onde outros já trabalharam, nos entramos no trabalho, não somos o que deram início ao trabalho. Como está escrito em João 4.38: "Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho". Como também exorta o profeta Jeremias:

Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele. Jeremias 6:16.


Os credos e as confissões são as nossas veredas antigas e fruto de trabalho que não trabalhamos! Pela providência são documentos que tiveram sua necessidade específica e local, mas que pelo alto valor do resultado são documentos universais. Os credos possuem além de valor teológico, também valor para as liturgias e ensino de milhares e milhares de cristãos de todas as épocas. O que seriam dos catecismos protestantes, católicos e ortodoxos sem a ferramenta pedagógica dos credos? Não que os credos sejam imprescindíveis como são as Escrituras Sagradas, mas a Providência os colocou como resumos da nossa fé universal extraída das Escrituras!


As defesas da fé realizadas no passado garantiram a unidade da igreja diante inimigos que queriam destruí-la ainda nos primórdios da igreja neo-testamentária. Após a morte dos apóstolos até o século IV a Igreja debateu e combateu muitos inimigos da verdade fundamentada nos apóstolos. E pela providência divina as implicações não eram apenas eclesiásticas, mas políticas. Pois se uma nação ou império fosse dividido religiosamente isso provocaria divisão de um mesmo povo. Não por acaso o imperador Constantino convocou o primeiro Concílio de Nicéia em 325 DC. A providência de Deus é ampla em sua ministração. A herança que temos hoje como documentos confessionais não são apenas resultados eclesiásticos, mas tiveram seu contexto político e histórico importantes.

Quem foram os primeiros mestres defensores da fé ortodoxa? Homens de renome ou homens comuns? É natural em livros de história da Igreja fazer referência aos homens mais destacados como Atanásio, Basílio de Cesaréia, Gregório de Nissa, Gregório de Nazianzo, Cirilo de Alexandria e outros, mas os grandes heróis foram os servos anônimos, bispos, monges e teólogos dos primeiros séculos. Grande quantidade de mestres em diversas igrejas locais, estes garantiram a unidade da igreja pela fé universal dos credos! E um dia todos nós nos encontraremos numa só igreja gloriosa!

Em todas as épocas, e hoje não é diferente, a Igreja tem o dever de provar os espíritos! E como fazer isso sem padrões objetivos de fé? Negar a importância dos credos e confissões de fé bíblicos e fiéis é negar a assistência da providência que Deus dá a sua igreja, e quem pratica esse ato de negar estará necessariamente produzindo seu próprio credo! Quem rejeita herança cristã bíblica e fiel está criando seu próprio credo amaldiçoado! Como deixar de lado credos e confissões comprovadas biblicamente e abraçar credos próprios? Como recusar o que Deus deu a igreja?

Aquele que diz, "abandono todos os credos e confissões de fé, quero apenas Cristo!" Que tipo de Cristo tal pessoa crê? Entenda bem, o ato de CRER implicar ter um CREDO, que significa "creio"; "acredito", eu acredito; confio. O CREDO nada mais é que uma formula de crença religiosa, um conjunto de crenças fundamentais, um principio orientador. E pela Providência de Deus, DOUTRINAS ESSENCIAIS foram preservadas ao longo da história. Os Credos são ferramentas bem projetadas pela providência para preservar a comunicação e transmissão da verdade em qualquer tempo. De nenhum modo pode substituir a Palavra (dos profetas, dos apóstolos, de Cristo), mas derivam da Palavra e estão sujeitas à ela. Credos são declarações de fé, e na medida em que os credos se harmonizam com o que a Escritura ensina transforma-se em autoridade. Essa autoridade quando aceita por uma comunidade serve de orientação e regra, algo muito importante para uma denominação.



Há uma observação atribuída a Spurgeon que é mais ou menos assim [é uma referência aos cristãos que querem ignorar a teologia e doutrinas históricas com a justificativa que o Espírito Santo fala e que eles pregam e ensinam sem precisar de conhecimento teológico prévio e confessional]: "PARECE ESTRANHO QUE CERTOS HOMENS QUE AFIRMAM QUE OS ESPÍRITO SANTO REVELA A ELES NÃO TENHA REVELADO A OUTROS".

Uma das maiores afirmações de fé cristã protestante é que as Escrituras são a única e suficiente regra de fé e prática. Isso significa que TODO ENSINO dever ser estritamente orientado pelas Escrituras. TODO ENSINO inclui os credos e confissões de fé. Os ensinos em conjunto formam um sistema. E a esse sistema chamamos de credo ou confissões. Portanto, um credo ou confissão de fé deve ser um conjunto de grandes doutrinas, que forma um sistema de verdades reveladas e corretamente interpretadas. Um credo ou confissão preservados com linguagem escrita é a forma mais eficaz de preservar as doutrinas e consequentemente instruir a igreja em qualquer época e lugar.


Portanto, valorize mais as boas confissões de fé, não rejeite o que Deus não rejeitou e que milhares e milhares de cristãos em todo mundo e em todas as épocas confessaram!



Raniere Menezes