20.9.14

CONCÍLIO DE NICEIA I, A PRIMÍCIA DOS 4 PRIMEIROS CONCÍLIOS OU QUANDO ATANÁSIO ATANAZOU ÁRIO


Concílio de Niceia I, a primícia dos 4 primeiros concílios ou quando Atanásio atanazou Ário

Os ensinos essenciais do cristianismo estão contidos nos quatro primeiros concílios ecumênicos. A doutrina da Trindade tratada em Niceia I e  Constantinopla I, e a doutrina da Encarnação em Éfeso e Calcedônia.

É importante lembrar que o protestantismo destaca sete concílios, os sete primeiros, como possuidores de autoridade doutrinal e de valor histórico para o desenvolvimento das doutrinas.

Os concílios significativos para toda Igreja surgiram nos momentos mais críticos da Igreja, sempre em meio a crises e heresias. Niceia é um ponto nuclear de uma época e possui uma unidade consistente com os outros concílios posteriores. As controvérsias trinitarianas e cristológicas são delimitadas em Niceia. Baseado em fundamentos apostólicos.

O concílio foi instituído pelo imperador romano Constantino em 325 DC, e ganhou reconhecimento jurídico e proteção do Estado, pois as decisões religiosas tratadas em Niceia tinham influência para todo império.

A principal disputa doutrinária foi sobre o RELACIONAMENTO do Filho e do Pai. Até então havia um entendimento comum de RELAÇÃO DE SUBORDINAÇÃO entre Filho e Pai, entendimento desenvolvido desde Orígenes e Tertuliano. Esta era a base do conflito dogmático antes do arianismo, e usada pelo arianismo para confundir a Igreja.

Ário, o personagem da controvérsia de Niceia, defendia a absoluta unidade de Deus -- Só Deus é o princípio não criado. A essência da Divindade não pode ser dividida nem comunicada aos outros. -- É um tipo de monoteísmo rígido, de grande aceitação na época difundido pelos arianos. O arianismo colocava o Logos como criatura, que teve um princípio. A não-coeternidade era a base do arianismo.

A corrente ortodoxa contra o arianismo era defendida pelos dois personagens principais, o bispo Alexandre e Atanásio, então diácono. Ambos muito firmes em sustentar que o Filho é autoexistente, eternamente gerado da essência do Pai.

Enquanto o arianismo ensinava que o Filho foi criado da não existência, que o Filho não era da mesma substância do Pai, Atanásio dizia ser Ele HOMOOUSIOS com o Pai, DA MESMA SUBSTÂNCIA. HOMOOUSIOS se transformou na bandeira da ortodoxia.

Essa disputa teológica sobre a Divindade de Cristo não foi fácil nem foi resolvida da noite para o dia. O conflito dominou a história até o ano de 381 DC, no concílio de Constantinopla.

Em 325 DC o concílio de Niceia determinou que o arianismo era heresia, mas com o passar dos anos, até 381 DC, apesar dos documentos oficializados em Niceia, o termo aprovado HOMOOUSIOS recebeu desaprovação até gerar a necessidade de outro concílio.

Outro importante personagem foi Eusébio de Cesareia, que era bispo, e se colocou contra outro bispo, Alexandre, pois não concordava com o termo HOMOOUSIOS,  e isso tendia a favor do arianismo. Eusébio queria que o termo fosse mudado para HOMOIOUSIOS (de "substância similar", não "da mesma substância" como Alexandre e Atanásio defendiam). A diferença era apenas a letra "i", mas de grande mudança doutrinária. Alguém já disse que o cristianismo quase foi dividido por causa da menor letra do alfabeto grego.

Os nicenos também eram conhecidos por Homoousianos, tamanha era a força do argumento teológico. No segundo concílio, de Constatinopla, os arianos e simpatizantes estavam bem mais fortes e preparados para mudar a história, mas o que foi aprovado em Niceia I foi CONFIRMADO em Constantinopla I, e a Divindade de Cristo transformou-se num patrimônio comum para todas as igrejas, do Oriente ao Ocidente. A ortodoxia de Niceia I prevaleceu e decretou o fim do arianismo.

Esses dois concílios formam o "Símbolo Niceno-Constantinopolitano", o credo mais conhecido e importante da história do Cristianismo. Sua função anti-herética é válida até hoje e até a volta de Cristo.

Atanásio dizia que, se o mundo todo ficasse contra essa verdade, ele ficaria sozinho contra o mundo. No dicionário informal "Atanazar" significa "dificultar, complicar, importunar, azucrinar, atrapalha e perturbar." Conversando com um amigo, ele disse que tinha um professor que quando ia narrar sobre os acontecimentos dessa época dizia que "Atanásio atanazou a Ário." Com certeza o arianismo foi atanazado por Atanásio! Graças a Deus por esse atanazador!

Veja INFOGRÁFICO: