8.10.14

Deixados para trás com Nicolas Cage (2014): Um fracasso comercial e teológico


O remake da franquia ‘Deixados para Trás‘ (Left Behind), trilogia de ação cristã tem causado interesse pelo público evangélico mas NÃO TEM NADA DE BÍBLICO!

Left Behind é um filme sensacionalista apocaliptico norte-americano, baseado na ideia de um arrebatamento pré-tribulacional. Resumo do filme: Sem aviso, milhões de pessoas em todo o mundo simplesmente desaparecem. Tudo o que resta são suas roupas e pertences. Os desaparecimentos provocam inúmeros acidentes graves com aeronaves e veículos que perderam seus pilotos. Forças de emergência em todos os lugares estão devastadas. Motins e saques irrompem nas cidades. E não há ninguém para ajudar ou dar respostas. Em um instante, a Terra inteira se encontra mergulhada na escuridão. Nem o Nicolas Cage salva o filme!

O filme não é bíblico! Um fracasso comercial e teológico. Mas muita gente pensa que aprende alguma coisa sobre a Bíblia. Esses filmes de profecias do fim dos tempos são sempre antibíblicos! Não há NENHUM versículo no Novo Testamento que diz que os crentes em Cristo serão arrebatados para o céu antes de um período de sete anos.

Também não há NENHUM versículo no NT sobre a reconstrução do templo e um anticristo que faz um pacto com Israel e depois quebra.

Os anticristos já habitavam o primeiro século segundo a Bíblia, em 1 Jo 2.18. Não é algo para ser manifestado no futuro, amanhã! E não há um anticristo, mas muitos!

Apocalipse NUNCA usa a expressão "sete anos" como a duração do período da suposta tribulação pós-arrebatamento nem a palavra "anticristo".

Então, quais são as passagens proféticas do NT usadas para prever o fim do mundo?

Guerras? Fome? Terremotos? Perseguições?

Todas essas coisas sempre aconteceram: Guerras e fomes (Atos 11.27-29), terremotos (Mateus 27.54; 28.2; 16.26), perseguições (atos 7)

Alguns apontam para as "pragas" citando Lucas 21.11 e até mencionam o surto de Ebola. Na História da humanidade tivemos grandes pragas que devastaram a Europa e pandemias de gripes.

Em Mateus 24, Jesus deixou bem claro que estava falando de "esta geração" - Mt 24.34.

Quem era esta geração? A geração que estava diante de Cristo em sua pregação.

A geração que estava diante de Cristo sofreria uma "grande tribulação", a geração que não passaria ATÉ QUE  todas as coisas que Jesus disse acontecesse, como aconteceu!

Toda vez que se lê "esta geração" nos Evangelhos, sempre se refere à geração a qual Jesus estava falando. -- Mt 11.16, 12.41-42, 23.36, Mc 8.12, Lc 7.31, 11.30-32, 50-51, 17.25.

Jesus nunca se refere a uma geração futura ou uma raça.

A tribulação era local. As pessoas podiam escapar fugindo para a Judeia ou se refugiando nas montanhas próximas. -- Mt 24.15-20.

Com certeza, dentro de uma geração, o exercito romano cercou Jerusalém, saqueou a cidade, destruiu o templo, e segundo o historiador Flavio Josefo, matou mais de um milhão de judeus e levou dezena de milhares de judeus para o cativeiro.

Quando a Bíblia é comparada com a Bíblia, e não com um futuro, faz mais sentido, mas muitos não querem aceitar o óbvio.







Raniere Menezes
Texto baseado no artigo de Gary DeMar, em Why the Left Behind Film is Not Biblical.