8.6.16

8 ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA CAPELANIA CRISTOCÊNTRICA


8 ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA CAPELANIA CRISTOCÊNTRICA – O último ponto é o mais importante
Quais são os fundamentos básicos para realizar uma capelania bem construída?
Os princípios fundamentais pertencem à Bíblia. Esta é a resposta, simples e direta. Ter uma capelania séria é uma consequência natural em buscar e seguir o conhecimento bíblico.
1º Tem que ter o CHAMADO. O melhor começo é o que se inicia com Deus, Ele é quem chama e capacita. Se tem dúvida sobre o chamado, peça a Deus sabedoria e capacitação.
2º Ter as Escrituras Sagradas como única regra de fé e prática. A chave é ser cativo à Palavra.
3º Ter uma COSMOVISÃO CRISTÃ bíblica e equilibrada. “Leis, doutrinas, obras e graça” em equilíbrio. A importância de subscrever uma boa Confissão de Fé histórica e ortodoxa. Simplesmente trabalhe com a cosmovisão correta!
4º Praticar os MEIOS DA GRAÇA. Não é a sua força, inteligência, poder, sabedoria que lhe traz o sucesso da realização.
5º Exercer o MANDATO CULTURAL. Dominar e sujeitar a Criação (Gn 1.28), guardar e cultivar (Gn 2.17). Exercer disciplina, metas, ter foco, responsabilidade, ter objetivos e planejamentos sábios e consistentes. Seja realista e estabeleça prioridades. Busque conhecimento, conheça como funciona o campo de atuação. Quais informações são necessárias? Esta busca envolve investimento de esforço e ação. Ter o discernimento do agricultor que respeita o tempo certo das estações do ano para cultivar respeitando as etapas do processo ou a filosofia da formiga que nunca desiste de seus objetivos e realiza planejamento. Reconheça o poder dos pequenos começos. Exercer o Domínio é utilizar os talentos que Deus nos deu e fazer tudo o que podemos fazer com as habilidades concedidas. Fazer tudo o que podemos com o que temos. Agende-se, domine o tempo que Deus nos dá. Estabeleça metas e parta para a ação.
6º Ter a motivação correta para obedecer ao chamado, SOLI DEO GLORIA, que toda glória seja dada a Deus. -- “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo” (Cl 3. 23,24). – Há muitos motivos secundários para obedecer ao chamado, por exemplo: a) É uma ordem; b) há promessas de crescimento (o grão de mostarda); c) É um legado para as gerações futuras; etc. O Soli Deo Gloria deve influenciar tudo o que você faz, durante todo dia (o que você fala, como fala, sua maneira de vestir, etc.), quando a Glória de Deus é importante, tudo o que você faz está ligado a ela. Soli Deo Gloria ou nada! Que tipo de ganho te motiva? Financeiro? Status e reputação? Reconhecimento em seu grupo? Em sua área de atuação? Por que você se esforça? Pelo sucesso pessoal? Se destacar em meio a multidão? Para quem você deseja confirmar seu valor? Sua motivação é terra-terra ou terra-céu? O que deve te motivar a cada segundo, a cada respiração? A cada minuto, a cada hora, a cada dia? Ouvir alguém dizer que você é demais? A glória humana? O grande fundamento é a glória de Deus. O Soli Deo Gloria é o motivador mais poderoso.
7º Experimentar o poder da MULTIPLICAÇÃO e COMPARTILHAMENTO. Devemos compartilhar o maior tesouro que é Cristo. A Bíblia ensina compartilhar talentos, habilidades, vocações, dons, conhecimento, disciplina, qualidades, virtudes e experiências. Devemos sempre orar por capacitação, peça! Talentos crescem e se multiplicam! Simplesmente, trabalhe! Não murmure, não conseguimos nada com murmúrio. Compartilhar tempo, bondade, obras, dinheiro, energia com o próximo é algo nobre se for para a glória de Deus, é a maior razão de viver, o maior fundamento.
8º Reflita, aprimore, reveja os pontos anteriores. Os 7 pontos fazem parte de um processo contínuo e interligado.
----
MISSÃO MULTIPLICAR CAPELANIA PRISIONAL
Texto não revisado.