10.8.16

OS ESCUDOS/BRASÕES DOS MÁRTIRES E APÓSTOLOS DO SENHOR JESUS CRISTO


Estevão

O escudo de Estevão mostra uma palmeira que é um símbolo da ressurreição. Na simbologia cristã a palmeira também representa o martírio, assim como a vitória, alegria e prosperidade. “Folhas de palmeira” significam recompensa vitoriosa de Cristo, também vida longa e força.



Pedro

Acredita-se que Pedro morreu como um mártir em Roma por crucificação em uma cruz invertida, porque ele sentiu que não era digno de morrer na cruz na mesma posição que o seu Senhor. Seu escudo mostra uma cruz invertida e duas chaves, as "chaves do Reino” - o poder de "ligar" e "desligar" na terra e no céu. (Mateus 16: 15-20).




André

O símbolo mais comum de André é a forma de um X, em que se acredita que ele tenha sido mártir. Diz-se que, enquanto André estava morrendo, ele continuou a pregar para aqueles que o rodeavam. Sobre o escudo, dois peixes em cruz sobre uma âncora invertida, significando o seu trabalho e sustento, e que ele se tornou um "pescador de homens".




Tiago, Maior

Tiago, o filho de Zebedeu e irmão de João, foi o primeiro a ser martirizado. O rei Herodes mandou decapitá-lo em torno de 44 AD. No passado, conchas foram usadas por peregrinos religiosos. O símbolo visto no escudo são conchas, um sinal de peregrinação pela costa marítima ou por viagens em embarcações.



João

Um pescador, irmão de Tiago, era conhecido como "o discípulo a quem Jesus amava." Ele era um seguidor próximo de Jesus, desde o início de seu ministério. Houve muitas tentativas contra a vida de João, mas sem sucesso; ele foi o único apóstolo a morrer de morte natural. Seu escudo mostra uma serpente e uma espada, recordando a realidade do pecado do homem e o poder da Espada do Espírito sobre o pecado.



Felipe

A cruz no escudo de Felipe pode se referir ao poder da cruz sobre ídolos, ou a forma que Filipe morreu, tradicionalmente se conta que foi crucificado. As extremidades da cruz são em forma de trevo simbolizando a Trindade. Os pães significam a sua presença com Jesus na alimentação dos cinco mil.



Bartolomeu

Bartolomeu é considerado por alguns como sendo o mesmo que Natanael. Segundo a tradição, Bartolomeu ganhou o Rei Polymus para o cristianismo, mas se desentendeu com o irmão do rei e foi sentenciada a decapitação. Representado por facas.



Mateus

A tradição ensina que Mateus, o cobrador de impostos que se tornou um discípulo, foi para a Etiópia, depois de pregar aos judeus na Palestina. Ele foi martirizado lá, crucificado em uma cruz em forma de um T e decapitado. Seu escudo exibe três sacos de dinheiro, um símbolo de seu trabalho como cobrador de impostos.



Tomé

Tradição diz que Tomé foi comissionado para evangelizar na Índia, onde ele pregou e foi martirizado por apedrejamento, Tomé construiu igrejas com esforços de suas próprias mãos, como um carpinteiro. Este escudo mostra três pedras e um cinto de couro, as pedras simbolizam a maneira de sua morte. O cinto solto e aberto, pode significar maior liberdade de movimento da vestimenta antiga, proporcionando maior ação para trabalhar.



Tiago, o Menor

A tradição diz que Tiago, o Menor foi jogado de um pináculo aos 96 anos, em um templo em Jerusalém, depois apedrejado. À beira da morte, ele se levantou para pregar e perdoar seus inimigos, acabou por ser serrado. Os símbolos desse Tiago podem apresentar serra ou pedras. Aqui é representado como um moinho de vento, uma vez que se acredita que ele tenha sido um missionário enviado para os países baixos europeus.



Simão

Também chamado Simão, o Zelote. Seu escudo mostra um machado de batalha, o que indica a maneira pela qual ele foi martirizado - por decapitação ou serrado. Dois lemes que podem indicar navegação.



Judas Tadeu

Judas, referido também como Tadeu e, como Judas, filho de Tiago, viajou com Simão, o Zelote em viagens missionárias. A forma da morte de Judas é desconhecida, mas o martírio é a crença mais aceita. Seu escudo, sugere viagens marítimas.



Matias

Escolhido para substituir Judas Iscariotes (Atos 1: 15-26), foi um dos primeiros discípulos de Jesus, depois de ter estado com Ele desde o batismo por João Batista. Ele serviu como missionário na Judeia. Ele pode ter sido apedrejado ou decapitado por pregar o Evangelho. Seu escudo carrega um machado de batalha em cima de uma Bíblia aberta.


Paulo

É um dos mais conhecidos dos apóstolos. O escudo de Paulo tem sobre ele uma Bíblia aberta, e em cima da Bíblia, uma espada. A espada do Espírito. "Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus." (Efésios 6: 10-18, especialmente v.17).

**
São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e o seu irmão André; Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu; Filipe, Bartolomeu, Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago,filho de Alfeu; Tadeu e Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.
Mateus 10:2-4

**
Esses escudos foram trabalhados por J. Wippell & Co. Ltd. As ideias de design para os escudos foram finalizados por Gerald Miller, o diretor de Wippell. 

Fonte:
http://www.2pc.org