29.3.18

RAZÕES PARA NÃO DELETAR O FACEBOOK



RAZÕES PARA NÃO DELETAR O FACEBOOK

A quem interessa criar um pânico moral em torno da FANG?

A quem interessa regular a Internet?

Já ouviu falar em FANG? É a sigla para as maiores empresas da Internet hoje.

FACEBOOK
AMAZON
NETFLIX
GOOGLE

Quatro gigantes da Internet que possuem grande parte do poder da Rede e giram em torno de bilhões de dólares. O que estas empresas têm em comum além dos 12 dígitos? Algumas são acusadas de MANIPULAÇÃO de usuários e geração de vício, principalmente Facebook e Google.

Estas empresas são realmente poderosas e estão no centro de acusações de MONOPÓLIOS. Em economia, monopólio é uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa domina o mercado de um determinado produto ou serviço.

Além do poder de mercado que elas detêm pesam acusações reais e outras denúncias em tom de teoria da conspiração. Algumas:

Um dos problemas apontado é a forte SEGMENTAÇÃO para cada usuário que é controlado pelos algoritmos.

Outra reclamação é que o Facebook e o Google estão destruindo o jornalismo tradicional, gerando fake news e inflamando INTOLERÂNCIA em seus usuários (cada vez mais acusados de nazistas e fanáticos).

O Facebook é acusado de provocar genocídio em Mianmar (quando censurou postagens de uma minoria que denunciava ataques do governo de Mianmar. Enquanto o governo de Mianmar continua sua campanha contra os muçulmanos rohingyas, forçando milhares a fugir do país, o Facebook teria proibido as postagens de um dos grupos minoritários, rotulando-o como uma "organização perigosa"). -- (https://br.sputniknews.com/asia_oceania/201709209397205-facebook-censura-ataques-myanmar/)

Mais recentemente surgiu uma campanha: #DeleteFacebook, o Facebook é acusado de não proteger a privacidade dos usuários e ameaçar a democracia. Após o escândalo da Cambridge Analytica pesou uma séria acusação de que o Facebook não protegeu os dados de 50 milhões de perfis da rede social para favorecer a campanha eleitoral do Trump. – Por esta denúncia, pessoas, empresas e países ameaçam excluir contas no Facebook.

Certamente a lista sempre pode aumentar, aqui é um simples resumo de acusações atribuídas ao Facebook, o “F” do FANG.

Neste tema é interessante perceber que quando surge um problema que envolve uma grande empresa como o Facebook, alguns logo querem encontrar um culpado e lançam responsabilidade à Internet. Vale a pena questionar, quando se culpa a Internet como um mal social, a quem interessa “incriminá-la”?

Observe bem quem acusa, se é a mídia tradicional, políticos ou uma personalidade, e o que pretendem com isso?

QUESTIONE E EXAMINE se querem aprovar novas leis para um maior controle social. ISTO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA.

Este problema do Facebook de vazamento de dados dos usuários é sério? SIM, e muito! Mas o caminho para resolver este problema não é ter uma Internet regulada.

Qual é o governo politico competente para regular a Internet?

O governo ao invés de querer controlar a Internet deve exigir que as empresas respeitem mais os direitos de seus usuários; que as empresas tomem medidas concretas para corrigir os problemas que surgem; que respeitem a PRIVACIDADE dos usuários; que deixem de ser uma máquina monstruosa de segmentação.

O usuário tem o direito de saber o que o Facebook sabe dele e como esta informação está sendo usada; ter o direito de excluir e corrigir dados. Estas coisas o governo pode cobrar e exigir.

O que precisamos tanto das empresas como dos governos é que trabalhem com transparência e honestidade. Este é o problema!

A confiança do público é fundamental, sem credibilidade nem empresa nem pessoa nem governo se sustentam por muito tempo.

Estas empresas estão aí, certamente com muitos benefícios e avanços para a sociedade como um todo. Tem como voltar a uma sociedade sem Internet e redes sociais?

Há certamente muito lixo no mar poluído da comunicação e informação da Internet, mas existe muito conteúdo inteligente, boa informação e boa articulação. Plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, You Tube são ferramentas de uma tecnologia de massa e o poder de CONECTAR pessoas é muito forte, e compartilhar conteúdo é sua força. Todas essas ferramentas servem para informar, educar e engajar. Querer REGULAR com a mão do Estado é muito perigoso.

É preferível um Facebook com problemas a um Facebook controlado pelo Estado.


Raniere Menezes
Frases Protestantes